Estética

Odontologia Infantil

voltar Lista

Como tratar herpes labial?

Postado por Ricardo Toscano em 10/10/2012 21:25:00

Como tratar o herpes labial? É possível prevenir o aparecimento das feridas?

Resposta: O herpes labial é uma infecção viral que se manifesta com o surgimento cíclico de pequenas bolhas agrupadas, que se rompem rapidamente e formam crostas, que duram cerca de uma semana. O tratamento deve ser iniciado tão logo surjam os primeiros sintomas de ardência e coceira no local, onde aparecerão as lesões.

Podem ser utilizados medicamentos antivirais, por via oral, por cinco dias. Cremes de uso local também podem ser efetivos para herpes labial. A ferida deve ser mantida limpa, com utilização de antissépticos.

As ocorrências podem se repetir no mesmo local ou nas proximidades, repetidas vezes, com intervalos que variam desde menos de um mês até um ano ou mais, podendo ser desencadeadas por fatores que alterem a imunidade do local, como exposição solar, doenças sistêmicas e situações de maior estresse emocional.

Quando possível, esses fatores de risco devem ser evitados. Se os episódios forem muito frequentes, deve-se fazer uso preventivo de antivirais sistêmicos em doses ajustadas por cerca de seis meses.

 




Fonte: ANE MARIA K. S. PIRES | Dermatologista.